5 dicas para abordar clientes da sua loja e vender mais

Vender mais é um dos mandamentos que todo gerente de lojas tenta seguir. Afinal, sobreviver à competitividade é muito difícil, uma vez que você deve sempre atrair o público-alvo, inovar no atendimento, ter produtos de qualidade e, ainda, oferecer programas de benefícios para a fidelização do cliente.

Manter as mesmas estratégias de vendas e de marketing é um erro, uma vez que o público se transforma com as mudanças do mundo, adquire novos hábitos e a sua loja precisa manter-se à frente de todas essas inovações, ou pode ver seu faturamento cair irremediavelmente. Afinal, você deve buscar atender às necessidades e às expectativas dos clientes, já que são eles os responsáveis por sua receita.

Pensando nisso, listamos 5 dicas para auxiliar sua equipe de vendas a abordar melhor os clientes da sua loja e vender mais. Quer saber? Continue lendo!


1- Atente-se para a apresentação

Conhece aquele famoso ditado de que a primeira impressão é a que fica? Nas nossas relações pessoais isso nem sempre é verdade, mas, quando se trata de vender, a história é outra. É preciso educar os seus vendedores a apresentarem-se muito bem aos clientes. Usar roupas adequadas, prestar atenção no linguajar, manter a maquiagem e o perfume suaves e sem excesso são alguns aspectos que devem ser levados em consideração.

Além disso, na hora de abordar o cliente, seus vendedores devem dizer o nome e oferecer ajuda. Ser prestativo logo no primeiro contato é muito importante, bem como ser educado. Um simples “Bom dia” já faz toda a diferença.


2- Promova o Silêncio de Ouro

Essa é uma das técnicas mais conhecidas no setor de vendas. Após a abordagem inicial, ao invés de seguir apresentando os produtos da loja, instigue sua equipe a ficar em silêncio, a fim de esperar qual será a resposta do potencial cliente.

Dependendo do tom de voz, olhar, gesto e expressão, é possível adquirir pistas para conhecê-lo mais um pouco, definindo se gosta de atenção, se realmente está com dúvidas ou se é um cliente mais independente.


3- Conquiste o cliente para vender mais

Ao invés de se preocupar simplesmente em vender produtos, instigue seus vendedores a conquistarem o cliente para que ele os indique a amigos e familiares. Estratégias como oferecer informações que o cliente não sabe, bem como apresentar novidades, aumentam a credibilidade não apenas do vendedor, mas também da loja e, consequentemente, aumentam suas vendas.


4- Forneça um espaço seguro e não invasivo

Se antes o objetivo do vendedor era bajular o cliente, hoje, é mais importante saber medir o espaço que ele precisa para que se sinta livre e confortável no ambiente da sua loja. Portanto, instrua sua equipe a atendê-lo e permitir que ele defina se quer o vendedor mais perto ou mais afastado.

Mas é importante ficar atento e de prontidão para qualquer dúvida que o cliente tenha. Aprenda como abordá-lo para realmente ajudar, sem grandes pressões.


5- Conheça o seu público

Saiba quem são as pessoas que frequentam sua loja, tente compreender o gosto do seu público-alvo, para que você possa realmente oferecer algo útil, necessário. Caso não tenha o produto desejado na hora, ofereça-se para encontrá-lo em outra filial, ou anote os dados do cliente para fazer uma encomenda e avisá-los sobre quando o produto chegar. A sua equipe deve ter, acima de tudo, boa vontade!


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